Monitoramento de temperatura: o que é e para que serve?
Se você trabalha na área da saúde, deve saber a importância de contar com um bom sistema de monitoramento de temperatura. Mas, você sabe o que é e como funciona, de fato, esse monitoramento?
É sobre isso que vamos falar a seguir, além de apresentar a você a solução ideal para realizar essa atividade com mais controle e segurança na sua instituição de saúde.
O que é o monitoramento de temperatura?
De maneira geral, o monitoramento de temperatura é o acompanhamento contínuo da variação de temperatura, seja em um ambiente, em um produto armazenado, em produções químicas ou em variados processos técnicos, como pesquisas científicas, rotinas laboratoriais e fabricação de medicamentos. Esse monitoramento pode ser feito de duas formas:
- monitoramento manual: é necessário observar, dentro de um determinado período, os valores de um termômetro;
- monitoramento automático: realizado por meio de sensores digitais e sistemas computadorizados.
Isso porque praticamente toda a indústria de produção de alimentos e medicamentos (os chamados insumos biológicos) se baseia em processos térmicos, ou seja, que dependem diretamente de temperaturas específicas.
Além disso, a temperatura é o principal fator responsável pela deterioração desses insumos biológicos. Por isso, realizar o monitoramento de temperatura é muito importante para preservar esses produtos.
Por que monitorar a temperatura?
O principal motivo para realizar o monitoramento de temperatura de um ambiente (seja ele uma sala, um caminhão, uma geladeira ou uma câmara frigorífica, por exemplo) é garantir a qualidade exigida pela legislação. Uma das normas que tratam sobre o assunto é a RDC 430, que estabelece as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos.
Para garantir a qualidade e a integridade dos seus produtos, principalmente no caso de medicamentos e vacinas, é essencial seguir as boas práticas relacionadas ao controle e ao monitoramento de temperatura. Afinal, não seguir essas práticas pode causar diversos danos, como:
- redução da eficácia dos insumos;
- riscos à saúde e à segurança dos pacientes;
- prejuízos financeiros causados pelo desperdício de insumos.
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do monitoramento de temperatura, deve ter notado que não vale a pena arriscar e apostar somente no controle manual, não é?
Nesse momento, a melhor solução é utilizar o sistema de monitoramento de temperatura online da Sensorweb. Com ele, é possível monitorar a temperatura de forma remota e acessar os dados armazenados em nuvem em qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, o sistema emite alertas em tempo real ao identificar variações de temperatura, o que garante mais agilidade na resolução dos problemas.
Quer saber mais sobre essa solução da Sensorweb e garantir um monitoramento de temperatura eficaz e seguro na sua instituição de saúde? Clique aqui, entre em contato com a gente e solicite uma demonstração.
MATERIAIS RELACIONADOS:
E-book: 9 dicas para escolher um bom Sistema de Monitoramento Contínuo
>> A Tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde?
>> O que é um sistema validável (ANVISA)?
>> Sensorweb: treinando novos clientes
>> O que analisar em softwares para saúde antes de contratar?
>> Como perceber confiabilidade?
>> Porque preciso do certificado de calibração?
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!