Um hospital ou instituição de saúde que transmite confiança e credibilidade precisa ter certificações e acreditações hospitalares. Esses documentos garantem a qualidade dos processos realizados, melhoram a reputação das instituições e, claro, deixam os pacientes mais seguros em relação aos serviços prestados.
Porém, você sabia que existem diferenças entre acreditações e certificações hospitalares? E sabe quais são as mais importantes para conquistar em 2023? Saiba mais a seguir.
As acreditações hospitalares são o resultado de um processo rigoroso de avaliação e análise das instituições de saúde. Esse processo é realizado por profissionais especializados, como médicos e gestores hospitalares.
O objetivo das acreditações hospitalares é medir a performance das instituições de saúde em relação às expectativas de pacientes, investidores e agências reguladoras. Para isso, seus processos administrativos e técnicos são comparados a padrões internacionais de excelência.
Apesar de se complementarem, existem diferenças entre certificações hospitalares e acreditações hospitalares. Destacamos as principais abaixo.
O objetivo das acreditações hospitalares é comprovar a competência técnica de um hospital para prestar um serviço, ou seja, elas mostram que a instituição é capaz de realizar o que se propõe a fazer. Já as certificações hospitalares avaliam apenas pontos específicos do local ou de um serviço prestado pela instituição.
A avaliação das acreditações hospitalares é feita de acordo com protocolos rígidos e requisitos técnicos. Além disso, os auditores que fazem essa avaliação possuem conhecimentos e experiência em saúde.
No caso das certificações hospitalares, a empresa que emite o documento define os procedimentos que serão avaliados. A partir disso, é feita uma vistoria no hospital e a qualidade dos processos e sistemas é registrada por escrito.
A acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) possui diversos níveis, que permitem uma avaliação contínua das melhorias na gestão e nos processos das instituições de saúde. Os níveis da Acreditação ONA são:
A acreditação JCI (Joint Commission International) atesta que a instituição de saúde atende a altos padrões internacionais de segurança e qualidade. Além disso, garante o seu compromisso de melhorar o atendimento aos pacientes de forma contínua.
Entre os pontos avaliados pela JCI estão:
Essa é uma acreditação específica para bancos de sangue. Ela é realizada pela AABB (American Association of Blood Banks), órgão internacional que avalia e comprova o desempenho de instituições que atuam na área de medicina transfusional e terapia celular. Seu objetivo é verificar se as operações realizadas por essas instituições estão de acordo com os padrões exigidos e contribuir para melhorias na qualidade dos serviços.
No Brasil, a responsável por essa acreditação é a ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular), que aplica as normas e padrões de acordo com a legislação brasileira. Todo banco de sangue credenciado à ABHH também é acreditado pela AABB.
A acreditação HIMSS avalia o conhecimento geral em tecnologia e informação nas instituições de saúde. Entre os pontos avaliados estão: design, implementação, privacidade e segurança. Essa acreditação comprova o quanto a instituição está avançada em relação à inovação e à digitalização dos seus processos.
A Accreditation Canada avalia as instituições de saúde com o objetivo de melhorar a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos. Seu modelo de avaliação é o Qmentum International, um dos mais rigorosos entre as acreditações hospitalares.
Essa acreditação comprova que as instituições atendem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. Entre os pontos avaliados estão:
A acreditação HSO (Health Standards Organization) segue diretrizes de padrões hospitalares aplicadas em mais de 30 países, com soluções de melhoria contínua para as instituições de saúde. Seus padrões de avaliação têm foco em altos índices de qualidade para pacientes e familiares, em relação a vários aspectos dos serviços oferecidos.
A ISO 9000 é uma certificação emitida pela ISO (Organização Internacional para Padronização) que, no Brasil, é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essa certificação atesta que as instituições de saúde realizam seus processos internos com o objetivo de satisfazer os pacientes, com excelência e confiabilidade.
A OHSAS 18001 é uma certificação emitida pela OHSAS (Programa de Certificação para a Saúde e Segurança Ocupacional). Ela avalia a credibilidade da instituição de saúde em relação à identificação, ao controle e à redução de riscos referentes à segurança e à saúde no ambiente de trabalho.
Como você viu, a conquista de certificações e acreditações hospitalares é muito importante para as instituições de saúde. Com elas, o nível de excelência aumenta e os pacientes passam a confiar mais nos serviços.
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