IoT na saúde: Soluções inovadoras para otimizar o cuidado médico
Compreenda o papel da IoT na saúde e como a confiabilidade dos dados gerados por essas soluções são fundamentais para a segurança e desenvolvimento do setor.
Se antes a área da saúde hesitava em adotar soluções tecnológicas, após a pandemia, esse cenário mudou completamente. Afinal, elas foram fundamentais para a realização de atendimentos à distância, controle de infectados pelo covid-19, entre outras ações.
Com isso, a Internet das Coisas se tornou uma realidade na área da saúde. E já não era sem tempo, já que ela é benéfica não apenas para os pacientes, mas também para pesquisadores, médicos, enfermeiras e demais profissionais da área.
Porém, ainda existe uma questão que alguns laboratórios, hospitais e clínicas têm dúvidas: o controle dos dados. E é justamente esse o tema deste conteúdo. A seguir, você vai compreender a importância da coleta de dados a partir da IoT na saúde e a importância de saber ler essas informações corretamente.
O que é Internet das Coisas e qual é a sua importância para a saúde?
A sigla IoT vem do termo “Internet of Things”, cuja tradução para o português é “Internet das Coisas”. Ela está relacionada ao conceito de tornar equipamentos e processos mais inteligentes, a partir da conexão com a internet e da transmissão de dados. Um exemplo prático disso são as smartTVs, que recebem o termo “smart” justamente por causa do uso de IoT no seu desenvolvimento.
De acordo com o levantamento “2020 Gartner IoT Implementatio Trends”, apesar do impacto econômico que as empresas sofreram devido à pandemia do covid-19, 47% dos negócios que participaram desse levantamento tem o objetivo de aumentar o investimento em Internet das Coisas. E a tendência é a mesma para a IoT na saúde.
Afinal, além de garantir que determinadas ações possam ser realizadas de maneira remota, a IoT se tornou fundamental devido à geração de dados que ela proporciona. Basta lembrar que cada equipamento conectado à internet pode oferecer informações valiosas. Com elas, todas as atividades, equipamentos e processos podem ser melhorados, conferindo maior eficiência, agilidade e produtividade para laboratórios, consultórios, clínicas e hospitais.
Vantagens:
São várias as vantagens que a IoT na saúde proporciona. Mas podemos destacar algumas principais, como:
- Facilidade no registro e armazenamento de dados;
- Histórico detalhado e de fácil acesso;
- Diminuição de filas;
- Personalização no atendimento;
- Possibilidade de consultas remotas;
- Garantia de um padrão de qualidade;
- Gestão de insumos;
- Registro automático de informações;
- Monitoramento contínuo de pacientes e insumos;
- Facilidade em certificações e acreditações internacionais;
- Auditorias da VISA com maior velocidade e sem problemas;
- Armazenamento automático de dados na nuvem.
Por que a confiabilidade da tecnologia é necessária nesses ambientes?
Ao implantar soluções de IoT na saúde, é fundamental que elas entreguem confiabilidade, tanto no que diz respeito aos dados em si, quanto à segurança dessas informações. Quando falamos do tratamento de pacientes, já se sabe que todos os seus dados são sigilosos e cabe ao hospital/clínica mantê-los protegidos durante a transmissão, armazenamento e compartilhamento deles.
Mas, quando falamos dos insumos, a confiabilidade é ainda mais importante. Imagine um lote de medicamentos oncológicos e termolábeis que não pode passar por nenhum tipo de alteração de temperatura, caso contrário, perderia suas propriedades medicinais. Nesse caso, o controle da temperatura é fundamental para garantir a qualidade do insumo. Mas, como fazer isso de forma contínua, eliminando os riscos de erros humanos?
A resposta é clara: com um sistema informatizado, como um serviço completo de monitoramento de temperatura que inclui sensor de monitoramento e plataforma contínua de checagem da temperatura. Com uma solução como essa você tem a segurança de que insumos, medicamento, bolsas de sangue e vacinas serão mantidas na temperatura ideal durante seu armazenamento, transporte e distribuição.
A importância da leitura dos dados
Os equipamentos de IoT na saúde podem coletar todos os dados possíveis e imagináveis, mas de nada isso adianta se essas informações não forem lidas de maneira correta. Nós sabemos que a quantidade de dados disponíveis é grande e que eles vêm de diversas fontes. Por essa razão, é preciso destacar a importância de um analista de dados na saúde.
Esse é o profissional que sabe extrair os dados dessas tecnologias, ler as informações contidas neles e usá-las em prol do laboratório. Na prática, um analista de dados na saúde, consegue:
- Reunir e integrar os dados obtidos de diferentes fontes;
- Compreender as operações e sistemas;
- Avaliar e processar as informações brutas;
- Criar modelos e analisar dados para descobrir possíveis tendências e padrões;
- Sugerir melhorias para a logística e para o negócio, como um todo.
Ou seja: um analista de dados na saúde consegue transformar todos os dados obtidos, em informações estratégicas para a empresa.
Agora que você já conhece a importância da IoT na saúde e da confiabilidade dos dados que ela oferece, aproveite para assistir a primeira live da Jornada da Confiabilidade. Nela você vai acompanhar com mais detalhes a importância dessa palavra no setor da saúde. Clique aqui e acesse.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!