SaaS com equipe de Customer Success: por que é tão importante?
As soluções SaaS (Software as a Service) vieram para ficar e junto com ela nasceu o setor de Customer Success! A cada dia que passa, é notável como as pessoas estão trocando seus programas locais, instalados em desktop para softwares em nuvens. E não é por menos, afinal há um grande ganho nessa mudança que vai desde a segurança, passando pela mobilidade e chegando no conforto pela facilidade de acesso. Ou seja, é inegável que as soluções em SaaS são melhores que as soluções em desktops. Mas, vamos do começo!
O que são Software as a Service (SaaS) e quais suas vantagens?
De acordo com a Tecmundo, SaaS são sites que se utilizam de Computação em Nuvens, ou seja, oferecem serviços online sem necessidade de instala-los no computador, como era “antigamente”. Um exemplo resumido é que se uma empresa oferece um serviço online via alguma url ou link de acesso (e este serviço poderia ser realizado por um programa instalado em computador), então ele é um SaaS.
Para as empresas que trabalham com desenvolvimento o SaaS consegue entrar no mercado 3x mais rápido que um software destinados a compra, além disso, os Softwares as a Service (SaaS) possibilitam ao usuário testar gratuitamente o serviço online por um determinado período de tempo ou tem sua opção FREE com recursos limitados.
Já para os consumidores corporativos as vantagens estão no custo, a preferência para o uso de softwares em nuvens estão relacionados à distribuição dos programas pela empresa e a necessidade de armazenar dados em CDs e DVDs. Quando o SaaS entra em uma empresa seus custos modificam, a princípio, pode passar pela curva da confiabilidade e gerar um gasto maior no início para evitar ou eliminar grandes desperdícios.
Outra vantagem desse tipo de distribuição é o fato de que SaaS aumenta a eficiência e a produtividade do desenvolvedor, assim como melhorar o atendimento ao cliente, facilitar atualizações e eliminar a incompatibilidade entre versões. Consequentemente, isso vira benefício para empresa que utiliza deste Software em Nuvens.
Com a evolução da tecnologia, da internet etc., há cada vez mais opções de serviços de SaaS. Entretanto, há alguns tipos de SaaS que necessitam de uma equipe de Customer Success. Quando a empresa que oferta SaaS possui essa equipe, o atendimento ultrapassa o suporte técnico e auxilia gestores a otimizar o dia a dia por meio daquele SaaS adotado.
Customer Success: o item fundamental para o sucesso em SaaS.
Para quem ainda não conhece, Customer Success é o termo usado para a estratégia, geralmente adotada por empresas de SaaS, que foca no sucesso do cliente. Funciona assim: ao comprar um produto ou serviço, a empresa que vende costuma fazer acompanhamento para verificar se o que o cliente comprou está de fato sendo útil, se as pessoas estão satisfeitas e conseguiram satisfazer suas necessidades, etc.
Para o cliente, uma empresa que oferece Customer Success é ótima! À primeira vista, há de se pensar que esse serviço é bom, porém dispensável, não é mesmo? Entretanto, quem experimenta o auxílio de um Customer Success sabe o quanto a empresa ganha. Não acredita? Então levantamos duas boas razões para que você comece a pensar no Customer Success como essencial para serviços de SaaS, como também para qualquer outro serviço ou produto.
A confiança como base da relação!
Não é segredo que para as empresas, é muito mais caro trazer um novo cliente do que manter um conquistado. A novidade é que o cliente manter um fornecedor também é mais barato. Isso por que ter de procurar uma nova solução, e caso não dê certo é perda de tempo, recursos e dinheiro, por consequência. Portanto, optar por uma empresa que seja parceira do cliente e queira que ambos cresçam juntos é muito mais benéfico para todos. Amizade sempre é algo bom na nossa vida, não é mesmo? O mesmo vale para o relacionamento entre empresas.
Crescimento de confiança de ambas as partes irá beneficiar um ao outro. As empresas que têm troca de serviços e que conquistam um bom relacionamento têm mais liberdade e oportunidade de gerar benefícios uma para outra. Por exemplo, uma empresa pode ver que o seu cliente tem um problema. Ela desenvolve uma solução para sanar este problema. Além de ajudar o cliente, ela ainda conquista experiência e de repente até um novo produto. Todos saem ganhando.
Como pode ser visto, o Customer Success não é apenas uma estratégia de marketing ou vendas. É uma estratégia de vida. Vida longa e feliz para todos os envolvidos no negócio. Não adianta querer economizar em dinheiro e perder muito em tempo e qualidade. O velho ditado “o barato sai caro” é muito verdadeiro e o Customer Success!
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O que acha de conhecer um pouco mais a importância do Customer Success no monitoramento das temperaturas? Você ou a empresa já possuem SaaS com a ação de um Customer Success? Se sim, conta pra gente qual a sua experiência disso. Compartilhe conosco suas dúvidas e dificuldades no dia a dia do trabalho.
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