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Você conhece o Núcleo de Segurança do Paciente?

Boas Práticas e Regulatórios
segurança do paciente

A segurança do paciente é algo que deve ser priorizado nos diversos serviços de saúde, não se trata apenas o cumprimento de uma lei que institui condutas adequadas para o tratamento dos pacientes, mas sim de ações positivas que visam a qualidade de vida e de recuperação das pessoas que procuram por auxílio nos diferentes centros de atendimentos à saúde.

A RCD 36 além de instituir ações de segurança, disponibiliza outras providências tais como melhora da qualidade dos serviços e promoção da segurança do paciente. Estas formas de proteção são bem menos onerosas e previnem acidentes durante a internação.

Quer saber mais sobre o Programa Nacional de Saúde do Paciente e sobre o Núcleo de Segurança do Paciente? Acompanhe-nos neste post e fique por dentro de detalhes referentes à estes assuntos.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

Este programa foi criado pelo Ministério de Saúde no intuito de monitorar e prevenir danos advindos da assistência à saúde tanto por acidentes quanto por procedimentos mal executados. Dentro deste Programa existem algumas ações de saúde tais como a implementação de Protocolos de Segurança os quais focam nos problemas com maior incidência (priorização de pontos mais críticos). A RDC da Anvisa estabelece a obrigatoriedade de um Núcleo de Segurança do Paciente nos diversos serviços ligados à área de saúde e também especifica que notificações devem ser feitas quando são detectados eventos adversos nas ações de tratamento dos pacientes.

O que é o Núcleo de Segurança do Paciente?

Este núcleo é um documento interno com ata de nomeação em um livro próprio onde são lançados os tópicos das reuniões mensais. Ele deve ser formado por profissionais graduados com amplos conhecimentos para exercer autoridade, responsabilidade e têm poder para decidir acerca de diversas situações. Além disso, o Núcleo possui comissões já existentes formadas por equipes multidisciplinares, atende aos protocolos de segurança e conta com uma ferramenta interna para a notificação de eventos adversos.

Além dos componentes básicos, o Núcleo de Segurança dos Pacientes conta com Princípios e Diretrizes, estes abordam a melhoria constate nas tecnologias e nos processos do atendimento de saúde (detecção e correção de falhas), incentivam a articulação e integração dos processos de gestão de risco -estratégias-, orientam ações para o sistema de segurança (palestra, banners, folders, exposições, trabalhos científicos da equipe), asseguram as boas práticas no sistema de saúde.

Competências do Núcleo de Segurança do Paciente

  • Realização de ações para o gerenciamento de risco;
  • Integração de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento relativas à saúde;
  • Identificação de não conformidades nos procedimentos de assistência;
  • Elaboração, implantação, divulgação e atualização do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP);
  • Acompanha as atividades realizadas pelo PSP;
  • Determina protocolos de atendimento e segurança;
  • Monitora indicadores de segurança nos serviços de saúde;
  • Notifica a ANVISA caso sejam constatados maus procedimentos no sistema de saúde (orientações, treinamentos, não prioriza levantar a culpabilidade).

Outros Aspectos do PSP

  • Controle da identificação completa dos pacientes;
  • Cumprir metodologias relativas à higiene das mãos;
  • Cuidado com a segurança cirúrgica;
  • Cumprir rigorosamente com a prescrição de medicamentos e afins, assegurando que o paciente receba os medicamentos adequados;
  • Implementar os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
  • Prevenção de úlceras por pressão (boa nutrição, cuidados de higiene, etc);
  • Promover um ambiente seguro (saúde do trabalhador, qualidade de equipamentos e materiais);
  • Prevenir quedas dos pacientes, caso aconteça, este deve ser informado;
  • Comunicação efetiva entre os trabalhadores da equipe do hospital e outros centros de saúde;
  • Segurança nas terapias de nutrição parenteral e enteral;
  • Segurança no uso de equipamentos e materiais como gerenciamento de temperatura, controle da temperatura da geladeira de vacinas.

Percebe-se que é imprescindível contar com equipes de saúde que tenham amplo conhecimento das boas práticas e que compreendam a importância de manter organizado e seguro o ambiente de atendimento. Além disso, é fundamental ter muito cuidado com a manipulação dos equipamentos, manter monitorada a temperatura destes e do ambiente é uma ação de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de saúde. Se você deseja está em busca de soluções eficazes no que se refere ao gerenciamento da temperatura, conte com a Sensorweb.

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25/09/2019/0 Comentários/por Marketing Sensorweb
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