Conservação de pesquisas na saúde: um caso de perdas evitadas com a solução Sensorweb
Algo que nos dá muita alegria em nosso dia a dia e fazem do nosso trabalho um grande desafio, são notícias de sucesso e de resultados na utilização da nossa solução. Estas notícias comprovam o resultado do investimento realizado na solução Sensorweb, ao evitar perdas de materiais em pesquisas na saúde com custos inestimáveis, como foi o caso do Dr. Guilherme Silveira do Instituto Carlos Chagas – FIOCRUZ. Após o incidente ocorrido no Laboratório, conversamos com o Dr. Guilherme a respeito e trazemos aqui seu depoimento.
Sensorweb: Como foi a ocorrência?
Dr. Guilherme: Devido a obra estrutural no prédio onde está localizado o ICC, ocorreu uma queda parcial de energia, que afetou a sala onde estão localizados os Ultra Freezers (UF). Como a ausência de energia ocorreu apenas nesta sala, o sistema de gerador não foi acionado. Esta ocorrência foi às 6 horas da manhã de sábado, horário em que não havia pessoal no prédio que pudesse perceber a queda de energia.
S: O que a solução Sensorweb lhes alertou? Como receberam estes alertas?
G: Com a queda da energia, as temperaturas dos UFs, os quais trabalham em uma faixa de -70°C, não puderam ser mantidas. Com o monitoramento desta temperatura pelos equipamentos da Sensorweb, a falha pode ser percebida, via e-mail e SMS, antes que a temperatura atingisse valores críticos.
S: O que estava sendo monitorado? Eram materiais de pesquisa?
G: Foram afetados 4 Ultra Freezers. Nestes são armazenados diferentes materiais biológicos como insumos, reagentes, material de pesquisa para ser analisado, e principalmente estoques de suspensão contendo partículas virais. Estas duas últimas, em alguns casos, são insubstituíveis, pois são provenientes de isolados de casos clínicos.
S: O que foi feito uma vez que receberam os alertas?
G: O Pessoal responsável por receber os alertas veio até o ICC, onde foi possível constatar a falha na energia elétrica. Estes então acionaram o setor de Logística e Infraestrutura do ICC, para que o problema pudesse ser solucionado.
S: Caso fosse usando o termômetro e a planilha impressa, quanto tempo depois vocês ficariam sabendo do problema?
G: Provavelmente algumas horas depois, pois como a falha ocorreu em um final de semana, o horário de circulação de pessoal no ICC é incerto. Na pior das condições, isso seria apenas percebido apenas dois dias depois, quando provavelmente o material biológico estaria inutilizado.
S: Qual o prejuízo que haveria caso estes insumos fossem perdidos?
G: No caso de reagentes, fica difícil calcular monetariamente, pois a quantidade de material que esta dividido entre os 4 UFs é pequena. Porém, a maior perda seria as amostras biológicas, pois estas são insubstituíveis, uma vez que são provenientes de isolados clínicos.
Conclusão
Trouxemos hoje um caso que ocorreu com o ICC – Instituto Carlos Chagas, onde a solução Sensorweb possibilitou evitar perdas de valor inestimável em pesquisas na saúde. Esta é a causa principal por trás da solução Sensorweb e do sistema de monitoramento: utilizar a tecnologia e conectividade para conservar os insumos e a saúde. Este caso específico com o ICC ilustra muito bem o que visamos com todo nosso trabalho, e nos gratifica muito poder contribuir para a área de saúde e seus avanços.
Caso tenha interesse em conhecer outros casos de uso do Sensorweb para monitorar materiais de pesquisas na saúde ou demais aplicações, acesse em nosso blog o título “Cases de Sucesso”.
Clique para acessar nossa biblioteca de conteúdos gratuitos e fazer seu download.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!