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Você está aqui: Home / Blog / O que analisar em softwares para saúde antes de contratar?

O que analisar em softwares para saúde antes de contratar?

Tecnologia, Calibração e Equipamentos
IoT para o monitoramento de temperatura

Por que dar atenção aos ‘softwares’?

Em primeiro lugar, porque softwares como serviço têm se tornado a grande revolução para as empresas. A forma como os softwares conseguem oferecer excelente relação “custo x benefício” e a capacidade de otimizar processos dentro do ambiente do cliente ou da instituição, são dois dos maiores motivos para prestar a devida atenção e analisar softwares para a saúde.

Eles partem de uma proposta inovadora e extremamente benéfica, onde permite não somente melhor gerenciamento e controle como, também, maior aproveitamento e menos desperdícios de recursos essenciais para a continuidade e qualidade das atividades (atendimento ao paciente, controle de qualidade, desenvolvimento de pesquisas, controle e manipulação de medicamentos, etc).

No caso de um software, em formato de serviço, voltado para a área da saúde, é crucial a escolha de uma solução que atenda às demandas específicas das instituições. As empresas de tecnologia que desejam ou atendam a área deve trabalhar com foco em compreender as necessidades da saúde (equipes e pacientes) para operar com alto desempenho em um ambiente de profunda complexidade como um hospital, por exemplo.

Instituições sérias que promovem o valor humano e a garantia da vida tem em seu processo insumos essenciais na melhoria da qualidade, no atendimento e na eficácia dos tratamentos e esse fator deve pertencer às empresas de tecnologia que desenvolvem softwares e serviços para a saúde!

O que isto significa, na prática, para os envolvidos na área da saúde?

A finalidade da tecnologia em geral é gerar experiência para os seus usuários, independente de setor. As empresas de tecnologia, quando voltadas para saúde não devem pensar diferente, muito pelo contrário, os softwares e serviços devem prezar pela total experiência do usuário e principalmente, pelo seu feedback. O motivo maior é, o simples fato de, que em ambientes de saúde, o software implantado deve auxiliar equipes e responsáveis a gerir materiais sensíveis com alto custo (para o bolso e para a vida), tais como medicamentos oncológicos, vacinas, análises clínicas, bolsas de sangue, pesquisas em saúde e também pesquisa em alimentos, obtendo o máximo de excelência possível!

É importante evidenciar o valor e a responsabilidade de analisar a usabilidade de um serviço de tecnologia (composto por softwares e equipamentos, hardwares), ou seja, analisar a facilidade de uso de um software, a eficiência dele – pense no caso de uma solução de monitoramento de temperatura em tempo real nos ambientes de saúde ou na indústria – para saber se está adequado às necessidades da instituição.

Por sermos uma empresa de tecnologia que, diariamente, recebe analises de dados e de prestação de serviço, consideramos a usabilidade dos nossos usuários (farmacêuticas, pesquisadores, médicas, engenheiros, etc) primordial para a boa conservação dos insumos armazenados. Assim, levantamos dicas sobre como é possível analisar a usabilidade de um software e por que isto – que pode parecer uma questão aparentemente não pertinente aos setores que lidam prioritariamente com o objetivo de gerir recurso de saúde – é indispensável para uma experiência positiva neste sentido:

1) O software funciona corretamente?

O advento das tecnologias inovadoras nas instituições de saúde faz crescer a necessidade de explicar aos usuários o quanto a experiência, dores e opinião deles são importantes para a confecção das plataformas que atuam como software de serviço.

Logo, o primeiro item que deve ser analisado na usabilidade do serviço de tecnologia é se ele funciona corretamente dentro das demandas a que deve atender precisamente e se suas funcionalidades estão certas para o que você precisa em seu ambiente. Por exemplo, se houver algum desajuste – ou seja, o software funciona, mas não especificamente do jeito certo para alguma necessidade – é possível customizá-lo exatamente de acordo com suas necessidades, desde que haja esta cooperação importante para que a empresa de tecnologia fornecedora compreenda o que a instituição de saúde realmente precisa.

2) É simples de ser operado e cumpre seu objetivo de simplificar e facilitar o controle por parte dos profissionais?

Para quem faz o controle das temperaturas em planilha manual, registrando de tempos em tempos as temperaturas de uma ou várias câmaras e ambientes. Por exemplo, tendo que manter esse rigoroso controle diante das outras atividades (e que não são poucas). Implantar um bom software de serviço pode representar mais segurança e facilidade na execução dessa tarefa. Isto é, simplificando a rotina de trabalho e ajudando, inclusive, na detecção de falhas que sejam comprometedoras aos insumos ou ao paciente.

Aqui é importante analisar os seguintes itens:

  • Quantos por cento agiliza o processo (registra automaticamente, por exemplo);
  • Facilita o controle de itens obrigatórios (profissional torna-se controlador e não verificador ponto a ponto);
  • Ajuda na intervenção rápida de problemas que possam colocar em risco a integridade ou a qualidade dos insumos ou atendimento;
  • O quanto agrega em valor para a instituição (humano e financeiro) ao evitar perdas irrecuperáveis (dados ou materiais);
3) O quanto seu software está ajudando a otimizar e preservar recursos?

Aqui falamos dos resultados, propriamente ditos. É importante analisar o quanto o software de serviço que será contratado ajuda a reduzir prejuízos ao máximo (que podem trazer sérias consequências não só para a instituição como – PIOR! – para os pacientes que dependem do bom gerenciamento de um estoque de insumos, por exemplo) e agrega confiabilidade e segurança às operações.

Bom desempenho e usabilidade de um software garantirá a qualidade e conservação dos recursos. Otimizando-os e evitando perdas, que terão de ser repostas,  gerando retrabalho, gastos excessivos, mobilização de voluntários. O que pode não ser tão fácil, no caso de doações de sangue, convocação de pacientes para colher amostras novamente (que tenham sido invalidadas). E até atrasos em demandas essenciais, que não poderiam esperar muito por eles. Como tratamentos, resultados de exames dos quais dependam possíveis cirurgias e até transfusões, se for o caso.

Pense neste filme como um resumo do projeto. Como projetar um hospital ou sistema que ajuda e apóia cada uma das pessoas e suas circunstâncias?

Para nós da Sensorweb, o lidar diariamente com materiais que precisam ser armazenados sob refrigeração, tais como: medicamentos; vacinas; pesquisa; e demais recursos. Estes precisam ser mantidos em condições ideais de temperatura, exigindo o controle ao longo do dia pode ser um grande desafio para as equipes envolvidas. Com a ajuda de um software de serviço com usabilidade realmente boa isso, essa atividade adquiri mais garantia e tranquilidade.

E então, entendeu como você pode perceber a usabilidade de um software antes de contratar? Deseja saber mais sobre como podemos ajudar você e a sua instituição? Acesse aqui e agendamos uma apresentação contigo! E se ficou alguma dúvida que gostaria de esclarecer? Deixe um comentário; estamos aqui para ajudar! ;)

Temos vários MATERIAIS GRATUITOS com outras informações que vão te ajudar a manter o dia a dia das instituições de saúde. Para isso basta acessar outros dados e compartilhe suas dúvidas!

Materiais Gratuitos
21/06/2016/0 Comentários/por Marketing Sensorweb
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