Nutrição e imunidade: aumente a sua saúde
Dia 31 de Agosto é dia do nutricionista, você sabia? E o que a nutrição tem a ver conosco: tudo, afinal a saúde é o nosso foco e nada melhor do que começar pelo que comemos. Para crescermos juntos na saúde, trouxemos a nutricionista Elaine Silva (@nutricionistaelainesilva) para elucidar a relação entre a nutrição e a imunidade.
Para quem não conhece, os profissionais da área de nutrição estudam a fundo as propriedades alimentícias e as melhores soluções para promover mais qualidade de vida e saúde através da alimentação. No atual momento de pandemia o que as pessoas mais almejam são maneiras de permanecerem saudáveis e seguras, nutricionistas por todo o mundo se deparam com uma temática de extrema importância, como manter-se o mais imune possível a COVID-19.
Pensando neste tema, nós pedimos a nutricionista Elaine Silva para explicar sobre a imunidade e que ações, alimentos e práticas podemos fazer para mantermos saudáveis em meio a pandemia, não somente na questão física, mas também na nossa saúde mental e emocional, pois tudo o que estamos vivendo tem mexido com as estruturas do ser humano por inteiro.
Começando pelas emoções!
Antes de falar propriamente sobre nutrição e sistema imunológico, é fundamental para o momento você ficar calmo(a) e em paz, sei que pode parecer um pedido difícil para o momento, mas a calma vai baixar seus níveis de estresse e com isso, sua imunidade não sofre.
Jamais esqueçamos que somos energia e a grande maioria das pessoas estão vivendo no medo, no pânico e na incerteza. Isso nos afeta energeticamente falando e nossas células (pacotes de energia) sofrem muito com tudo isso.
Nunca em um cenário mundial, falou-se tanto sobre imunidade, pois quando temos a imunidade fortalecida, ficamos menos propensos a infecções virais e bacterianas, além de termos uma ótima recuperação, quando adoecemos. E falando no tema alimentação, não podemos deixar de ter em nossos dias alimentos que modulam a resposta inflamatória, aumentando nosso sistema imune.
Nutrição: alimentos que devemos ter em nossas vidas!
A nutrição tem alimentos que são importantes e agora mais do que nunca, alguns deles são:
PRÓPOLIS
Use-o em meio alcoólico, pois os compostos fenólicos são potencializados nesse meio. Dê preferência para o extrato de própolis verde. Utilize em torno de 20 gotas ao dia. Sugestão de uso: pela manhã ou antes de dormir, misture em 100 ml de água.
COGUMELOS
Shitake, Reishi e Maitake são os mais estudados em relação ao estímulo do sistema imune. Eles têm a ação antiviral, antibacteriano e também auxiliam na microbiota intestinal.
ALHO
Esse alimento é fantástico para seu sistema imune. Ele previne a proliferação de bactérias, fungos e vírus. Sugestão de uso: use ele no final de suas preparações culinárias, dentro do azeite de oliva ou até ele no seu chá. Use em torno de 1 dente (se for no chá), no azeite ou na sua comida, pode usar a gosto.
GENGIBRE
Esse alimento também é fundamental nesse momento. O gengibre ajuda a diminuir a inflamação e a tratar agentes infecciosos. Sugestão de uso: em torno de uma colher de sopa de lascas de gengibre ao dia. Use ele em sua água, sucos ou no seu chá. Pode usar ao longo do dia.
INHAME
Aumenta a imunidade celular e a função dos macrófagos, que faz parte da defesa do nosso organismo. Sugestão de uso: pode colocar rodelas cruas no suco ou cozinhar e comer como batata.
CÚRCUMA
esse alimento é um dos mais potentes anti-inflamatórios que existem. Bom seria você usar o rizoma (raiz bem parecida com a do gengibre, só que bem menor e bem alaranjado por dentro) ou pó de cúrcuma orgânico. Sugestão de uso: em torno de 1 colher de sobremesa de lascas da raiz ou 1 colher de café se for em pó, ao dia. Use no final de suas preparações culinárias, na sua água, suco ou chá.
VITAMINA C
Os estudos mais atuais demonstram que o consumo regular de vitamina C pode diminuir a duração de resfriados e fazer com que os sintomas sejam menos severos. Pessoas que tomam vitamina C regularmente são 50% menos propensos a pegar um resfriado do que aquelas que não a tomam. Muitos alimentos são fontes de vitamina C, como o limão, laranja, tangerina, acerola, morango, kiwi, salsinha, abacaxi etc. Sugestão de uso: Faça sucos, chás ou até consuma os alimentos in natura.
CASTANHA DO PARÁ
Essa oleaginosa é rica em selênio, esse nutriente melhora e potencializa a resposta imune. Utilizando duas unidades ao dia, reforça o seu sistema imune otimizando a resposta a infecção. Sugestão de uso: 2 unidades ao dia, em qualquer horário.
ZINCO
O zinco é importante para a produção hormonal e a imunidade. Também é conhecido por combater infecções. Baixos níveis de zinco podem causar problemas gastrointestinais e aumentar o risco de pneumonia. Alimentos como ostras, linhaça, gema de ovo, camarão, castanha de caju, amendoim, feijão etc.
Outras ações de nutrição para imunidade!
Além desses alimentos mais pontuais que reforçam a sua imunidade, você ter uma alimentação mais natural, ricas em folhas verdes escuras, legumes, frutas, alimentos fontes de gorduras boas (abacate, azeite de oliva, sementes oleaginosas, óleo de coco…), ovos, chá verde, branco, preto etc. são fundamentais para a saúde em qualquer situação.
Importante diminuir o consumo de alimentos industrializados, embutidos, fast foods, ricos em açúcares e gordura trans. A carne vermelha deve ser consumida com cautela, no máximo 2 vezes na semana. Tudo isso para que você possa diminuir a produção de substâncias nocivas em seu intestino e causar ainda um desequilíbrio de sua microbiota. Seu intestino precisa estar o mais saudável e fortalecido possível, para que a imunidade mantenha-se fortalecida.
Os chás e o sono!
Para melhorar seu sono, que também é fundamental nesse período, beba chás de camomila, erva doce, capim cidreira, mulungu, valeriana. Esses chás acalmam, relaxam e melhoram seu sono. A melatonina, o hormônio do sono, também é um antioxidante potente que modula a autofagia e o reparo celular profundo durante o sono. Além disso, os anticorpos e as células que combatem infecções são reduzidos durante os períodos em que você não dorme o suficiente.
Movimente-se por amor a você!
Outra conduta muito importante é você fazer uma atividade física, muitas academias e educadores físicos estão disponibilizando treinos para você fazer em casa. O ideal seria manter seu corpo em movimento. A atividade física estimula os mecanismos de defesa do organismo e fortalece a imunidade. O exercício regular reduz a prevalência de infecções do trato respiratório. Exercícios leves e moderados durante uma infecção podem até mesmo ser benéficos para combater a doença.
Esperamos que essas dicas de nutrição sejam úteis para você se manter bem e saudável durante o enfrentamento da COVID-19 e que novos hábitos possam entrar na sua vida. Afinal, já afirmou o filósofo Hipócrates: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” e concordamos com essa ideologia.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!