ITAL: Monitoramento de temperatura em alimentos
O ITAL – Instituto de Tecnologia em Alimentos – realiza pesquisas em propriedades e características dos alimentos.
Lidando com materiais e estudos que podem gerar avanços de alto impacto, sempre houve a preocupação em monitorar e manter os insumos nas condições estritamente necessárias para o sucesso das pesquisas. Dentre estas condições, a temperatura é um fator-chave – motivo por qual sempre realizaram medições e registros de temperatura.
Antes da Solução
O processo padrão no ITAL, até a implantação da solução Sensorweb, era feito de um modo não informatizado, com o uso de termômetros de máxima e mínima e planilhas de controle manual. Haviam rondas para verificação das temperaturas máximas e mínimas (duas vezes ao dia, em cada ambiente) , onde eram registradas manualmente as temperaturas de acordo com a marcação do termômetro.
Segundo a equipe ITAL, isso onerava bastante tempo e o trabalho não era tão eficaz. Entre os problemas mencionados, havia:
- Impossibilidade de identificar com antecedência se entre os períodos das rondas havia alguma variação significativa de temperatura;
- Muito acúmulo de papel (devido as planilhas manuais arquivadas todo mês);
- Dificuldades em buscar alguma informação histórica ou um período específico no passado, para conferir se houve algum desvio de temperaturas ou mesmo para conferência.
Este processo manual não tinha alta confiabilidade, o que veio a gerar transtornos para a equipe do ITAL, inclusive com perdas de materiais armazenados. Diante disso, buscavam uma melhor solução para o problema, quando receberam a indicação através da empresa IE2 Tecnologia para utilizar a solução Sensorweb. A IE2 representa a solução Sensorweb e está engajada na sua aplicação para área de Alimentos -sendo o ITAL o ponto de partida, um Instituto de Referência nesta área.
Depois da Solução
Hoje a Sensorweb monitora a temperatura de Materiais de Pesquisa, Alimentos e Amostras Biológicas que são armazenadas no ITAL. Nossa solução está instalada e verificando a temperatura 24h por dia de refrigeradores, freezers, câmaras frias, estufas e ambientes – trazendo estas informações em tempo real para a equipe do instituto. Como isto, foi possível:
- Aumentar a confiabilidade das pesquisas e das boas condições dos materiais;
- Receber aviso prévio em caso de desvios de temperatura, dando tempo útil para se tomar medidas preventivas e corretivas;
- Auxiliar na identificação de equipamentos ou refrigeradores com problemas técnicos, para manutenções e substituições;
- Contribuir para a aprovação dos processos frente a auditorias.
A solução Sensorweb é utilizada no monitoramento e registro de temperaturas no Instituto de Tecnologia em Alimentos desde Janeiro de 2014, e contribui até hoje com a eficácia das pesquisas em alimentos realizadas.
Aumentamos a confiabilidade (reduzindo erros de RH), com a solução Sensorweb. Hoje temos uma gestão rápida das não conformidades, bem como uma gestão pró-ativa de atividades de manutenção preventivas de equipamentos. A solução traz versatilidade, praticidade, inovação. Excelente o serviço!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!