Globalfood: monitoramento em pesquisa para alimentos
A Globalfood é uma empresa que desenvolve pesquisa junto ao mercado e promove com isso, ingredientes com mais sabor, mais baratos e também mais saudáveis. Presente no Brasil desde 1987, a empresa atua com soluções para o setor alimentício, em especial nos nichos de carnes, cervejas, food services, laticínios e trigo.
Com a visão de utilizar tecnologia como benefício na produção de produtos qualificados, é que a Globalfood identificou a importância do monitoramento das temperaturas nos ultrafreezers. Assim, a empresa iniciou sua jornada de testes das mais diversas soluções. Isso ocorreu quando seu parceiro e nosso cliente DSM soube da procura indicaram imediatamente a Sensorweb. A Globalfood validou nosso serviço e conhecimento, dando continuidade na contratação.
A Sensorweb demonstrou na prática, todos os detalhes da solução de monitoramento e a implantação ocorreu logo na sequência, ainda no primeiro semestre de 2016. A Globalfood nos testes, observou que a solução Sensorweb atendia suas necessidades e rapidamente otimizaria o trabalho da equipe com uma plataforma (software) de fácil manuseio.
Antes da Sensorweb
Antes de existir o monitoramento contínuo com a solução Sensorweb, os registros eram realizados manualmente. Nessa situação a equipe abria cada ultrafreezer e fazia a leitura com um termômetro infravermelho e anotava na prancheta. Válido lembrar que esse processo acontecia pelo menos duas vezes ao dia. O acompanhamento das temperaturas ocorria apenas durante o período em que havia colaborador no local.
Em conversa, a equipe da Globalfood informou que ocorreram dois fatos durante o horário de trabalho dos colaboradores que poderia ter se tornado um prejuízo se por acaso os mesmos problemas tivessem ocorrido a noite. E foram essas situações que fez a equipe reconhecer a importância de um monitoramento contínuo.
A maioria dos problemas ocorridos envolveram falhas de equipamentos, como por exemplo, o dia em que um freezer desligou por mau contato, ou também, quando o compressor de outro freezer deu problema. Estes foram alguns dos exemplos citados que envolve problemas normais em equipamentos e que somente foi possível identificar, pois ocorreram entre as rondas do dia. Se o problema acontecesse depois da equipe fazer a última ronda, só seria possível identificar o problema no outro dia, ou seja, depois de mais de 14 horas.
E em caso de falhas graves como as citadas acima, o risco de ruptura na cadeia do frio é alta, tornando-se crítico quando visualizado pelo prisma de fornecer insumos de qualidade para seus clientes. Esses produtos que alcançam milhares de consumidores finais, sem que estes saibam de onde surgiram os ingredientes. A criticidade desta cadeia alimentícia é de prioridade altíssima para a Globalfood e também para a Sensorweb.
Depois da Sensorweb
Após a implantação a equipe conseguiu detectar os possíveis problemas mais rápido e mais fácil também, podendo atuar neles no momento em que o primeiro alerta dispara. A Globalfood, hoje, possui procedimentos operacionais padrões (POP’s) quando é detectado algum desvio onde possa comprometer os insumos ou os produtos. Este POP inclui um alerta para as pessoas responsáveis e uma ação rápida é tomada.
O acompanhamento remoto de 50 pontos de temperatura gerou mais segurança para a equipe. Hoje eles tem confiabilidade nos dados e possibilidade de extrair gráficos a qualquer momento, garantindo a qualidade dos produtos e insumos armazenados.
Hoje a solução Sensorweb se tornou uma ferramenta de grande importância para a equipe da Globalfood. Pois, eles criaram uma nova percepção quanto às necessidades de manutenção, controle e confiabilidade. Tudo para evitar a perda de insumos.
Depoimento
As vantagens em ter Sensorweb na Globalfood
“Os dois maiores benefícios que tivemos ainda esse ano foi o preço do serviço e a possibilidade de acesso remoto. Esses dois itens foram as primeiras vantagens que percebemos já na apresentação da solução. Este é um sistema que nos ajuda diariamente com o controle de temperatura dos nossos produtos e com isso conseguimos manter sempre o controle de qualidade.”
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!