Como dashboards auxiliam a gestão da cadeia do frio
A cadeia do frio é um processo que envolve a manutenção das condições ideais de temperatura desde os estágios iniciais da produção de um insumo até a utilização final deste. É aplicável principalmente ao universo da indústria de saúde e alimentos, que precisam manter este rígido controle para evitar danos e perdas para os usuários e instituições envolvidas.
Garantindo a Cadeia do Frio
Para garantir a conservação dos materiais nestas faixas de temperatura, ao longo da Cadeia do Frio, muito trabalho é necessário, e muita informação é envolvida. Para ter o conhecimento de que os produtos foram mantidos como deveriam, é preciso um monitoramento contínuo destas variáveis. Assim então, gerando um grande número de dados para cada unidade monitorada, que não são de fácil compreensão, como no exemplo da imagem. O que poderia ser uma solução, na verdade pode acabar agravando o problema. De nada vale haver o registro e acompanhamento dos dados se eles não forem facilmente visualizados e transformados em informações úteis para a gestão da cadeia. É aí que entra o principal valor dos Dashboards ou Painéis de Controle.
Dashboards
Os Dashboards são meios de sintetizar e tornar acessíveis em poucos segundos. Apenas as informações mais importantes e relevantes para uma boa gestão. Aplicado na cadeia do frio podemos mencionar o uso de Dashboards indicativos do status atual da temperatura de cargas, equipamentos ou unidades monitorados. Destacando informações uma vez que haja algo preocupante quanto a um dos pontos. Por meio destes painéis visuais, não é preciso fazer o registro ou a conferência de milhares de planilhas impressas para acompanhar a situação dos insumos. Ou ainda, analisar uma grande tabela de dados gerada por um datalogger. Dashboards são simples, práticos e diretos ao que interessa: evitando que você perca tempo com análises infindáveis de dados e mais dados.
Case de Sucesso: BPSP
Trazemos neste post um exemplo do bom uso de Dashboards para gerenciar a cadeia do frio no BPSP – Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O BPSP tem mais de 44 pontos da cadeia do frio monitoradas em tempo real, entre refrigeradores, freezers e ambientes de farmácias. E está monitorando tanto sua farmácia central como as farmácias satélites por meio de dashboards e alertas remotos. Com os Dashboards eles realizam todo o controle do frio dos produtos, medicamentos e sangue. Assim eles centralizam tudo em um painel visual de fácil acesso e visualização das informações que precisam, como apresentado na imagem.
Tecnologia e Inovação
Com a tecnologia e inovação que dispomos hoje, a obtenção de dados está muito facilitada, porém não são só os dados em si que realmente importam, e sim o que você faz com eles. Para a Cadeia do Frio, é preciso de soluções que transformem estes dados em informações úteis e facilmente compreensíveis para auxiliar na gestão e na tomada de decisões ágeis e inteligentes. Os Dashboards estão aqui para isso, como uma tendência crescente e uma solução para nossos problemas.
Caso queira conhecer mais sobre a solução utilizada no BPSP, confira o Case de Monitoramento de Temperatura e Umidade nas Farmácias do BPSP, ou ainda a Soluções Sensorweb.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!