6 DICAS PARA ESCOLHER EMPRESAS DE TECNOLOGIA PARA SAÚDE
Entenda a importância da tecnologia para o setor e saiba o que deve ser levado em consideração na hora de contratar empresas de tecnologia para saúde.
Vamos falar a verdade: encontrar fornecedores no setor de saúde não é uma tarefa fácil. Afinal, nem todas as empresas estão aptas a atender tamanho cuidado e comprometimento que esse setor demanda. E no que diz respeito à tecnologia, essa preocupação pode ser ainda maior.
Basta partir do pressuposto que, ao investir em uma tecnologia, você espera que ela facilite o seu dia a dia. Para isso, ela deve ser extremamente confiável. Mas, como ter certeza de que o fornecedor escolhido vai oferecer tudo aquilo que a sua instituição está procurando?
Para te ajudar nessa tarefa, separamos 6 fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher empresas de tecnologia para saúde.
A importância da tecnologia em processos de saúde
Se antes, a tecnologia não recebia muito espaço na saúde, hoje as instituições chegam a ter uma certa dependência com relação a essas soluções. Afinal, é por meio da tecnologia que clínicas, hospitais, laboratórios e outras instituições conseguem garantir:
- Boa conectividade;
- Gerenciamento de informações;
- Armazenamento de dados;
- Entre outras soluções.
Na prática, isso significa que boa parte das instituições já utilizam ou buscam por soluções que facilitem e melhorem:
- Registros médicos;
- Rastreabilidade e controle dos medicamentos;
- Monitoramento das salas de Imagens Médicas;
- Comunicação entre profissionais de diferentes áreas;
- Atendimento digital aos pacientes;
- Gestão integrada da infraestrutura;
- Controle automatizado de gases medicinais;
- Entre outras tarefas.
É claro que todo esse investimento em soluções tecnológicas tem o objetivo de criar diferenciais perante a concorrência e atender às necessidades dos clientes. Mas, acima de tudo, a tecnologia veio para melhorar o atendimento aos pacientes e facilitar a rotina dos profissionais da saúde.
E é por essas razões que é tão importante contar com as melhores empresas de tecnologia para saúde.
Como escolher boas empresas de tecnologia para saúde?
Como dissemos anteriormente, encontrar os parceiros certos, não é uma tarefa tão fácil no setor da saúde. Afinal, é fundamental encontrar empresas alinhadas com os mesmos valores da sua instituição e que estejam dispostas a oferecer todo o apoio necessário.
Para te ajudar nessa missão, relacionamos a seguir alguns dos principais fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher empresas de tecnologia para saúde.
Analise os objetivos
Antes de qualquer coisa, é preciso compreender quais são as necessidades da sua instituição e os seus objetivos. Dessa forma, fica mais fácil direcionar a contratação. Além disso, não esqueça de considerar suas expectativas e quais são os maiores problemas a serem solucionados.
Por exemplo, se a empresa produz, transporta ou armazena medicamentos termolábeis e não conta com um monitoramento de temperatura contínuo, remoto e online, esse deve ser seu principal foco de investimento em tecnologia. Afinal, estamos falando da atividade principal da instituição e de uma falha que pode causar grande prejuízo.
Verifique a dificuldade de uso
Uma das principais questões para se levar em consideração na hora de escolher empresas de tecnologia para saúde é a dificuldade de uso. Se já na primeira apresentação da solução, você perceber que ela pode ser difícil de usar, fique alerta.
Lembre-se que a principal função de uma ferramenta tecnológica é facilitar o dia a dia do profissional que a utiliza. Sendo assim, é fundamental que ela seja eficaz e simples de usar. Somente dessa maneira, sua equipe realmente vai se tornar mais produtiva e poderá utilizar a solução de forma integral.
Avalie o custo-benefício
Você provavelmente já sabe que, neste ramo, não adianta buscar apenas por soluções baratas. Afinal, aquela clássica premissa que diz que “o barato sai caro”, se encaixa perfeitamente na área da saúde.
Mas como saber se a ferramenta é realmente uma boa opção e se o seu valor é justo? Analisando o custo-benefício. Nesse momento, leve em consideração:
- Serviços prestados;
- Atualizações;
- Manutenções;
- Soluções para quando o sistema sair do ar;
Todas essas questões e tantas outras mostram na prática, o real valor da ferramenta.
Verifique o suporte
O suporte nem sempre recebe a atenção que merece, mas esse é um dos principais fatores para levar em consideração antes de contratar empresas de tecnologia para saúde. Afinal, por melhor que seja uma solução, imprevistos sempre podem acontecer. E é nesse momento, que você entende a real preocupação da empresa com o cliente.
Por isso, antes da contratação, verifique qual é o tipo de suporte oferecido pela empresa, de que forma ele acontece e se conta com horários estendidos ou não. Essas informações são cruciais e podem fazer toda a diferença para evitar problemas na sua instituição.
Possibilidade de personalização
Como cada empresa tem suas próprias necessidades, é importante também contar com empresas de tecnologia para saúde que ofereçam soluções personalizadas. Dessa forma, a ferramenta pode ser configurada de uma forma que facilite o trabalho de toda a sua equipe, oferecendo a eficácia que você busca com a solução.
Verifique onde as informações serão armazenadas
Uma questão importante a ser analisada antes da contratação de empresas de tecnologia para saúde é compreender onde e como as informações serão armazenadas. Como você já deve saber, soluções tecnológicas oferecem um grande volume de dados. E esses dados são altamente estratégicos.
Por essa razão, é fundamental entender como eles serão armazenados, onde os backups serão feitos, se eles serão realizados em tempo real ou não, entre outras informações. Além disso, também é importante saber de que forma eles serão apresentados. Afinal, de nada adianta coletar uma grande quantidade de dados, se a instituição não conseguir usá-los a seu favor.
Você acaba de conferir nossas 6 dicas sobre como escolher empresas de tecnologia para saúde. E se deseja saber mais sobre a importância da tecnologia na sua instituição de saúde, clique aqui e acesse o blog da Sensorweb.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!