Equipamentos para armazenamento e refrigeração do sangue
Geladeiras, freezers de plasma de sangue e agitadores plaquetas são os equipamentos utilizados para manter o sangue resfriado e para armazenamento de componentes sanguíneos. Geladeiras e freezers de plasma de sangue são dependentes de sistemas de refrigeração.
A refrigeração é o processo de remoção de calor de um ambiente fechado até que a temperatura desejada seja atingida. Depois que a temperatura desejada é atingida, deve-se buscar manter o ar nesta temperatura. Todos os sistemas de refrigeração seguem os mesmos princípios, inclusive àqueles destinados ao resfriamento e armazenamento de sangue.
Este post tem por objetivo lhe proporcionar uma compreensão melhor dos equipamentos utilizados para armazenar os componentes dos sanguíneos. Também serão apresentados os elementos-chave dos sistemas de refrigeração e de manutenção da temperatura, bem como alguns cuidados básicos.
Os mecanismos de resfriamento
Os componentes primários do ciclo de refrigeração são o compressor, o condensador, o evaporador ou unidade de resfriamento e o termostato, que controla o ciclo.
A chave para todo o processo de refrigeração é o gás refrigerante, que está inicialmente em estado gasoso. O gás refrigerante irá passar por uma série de alterações de seu estado, até que possa retornar para um estado gasoso. Esta série de processos é conhecida como o “ciclo de refrigeração”. É por meio deste o ciclo de refrigeração que é possível atingir as temperaturas desejadas.
Um conhecimento básico do mecanismo de refrigeração irá permitir que você possa se comunicar efetivamente com os engenheiros de manutenção. O gás refrigerante será discutido em primeiro lugar.
Gás refrigerante
Este é o fluido presente em todos os aparelhos refrigeração. O seu trabalho no ciclo consiste em mudar do estado líquido para o gasoso e vice-versa. O aspecto mais importante do gás refrigerante é que ele deve ser livre de CFC, substância que contribui para a destruição da camada de ozônio na atmosfera da Terra. Todos os gestores e os usuários devem garantir que eles compram equipamentos com gás refrigerante sem CFC.
O gás refrigerante raramente precisa de substituição se o equipamento receber uma boa manutenção. O que pode acontecer é algum acidente em que o gás refrigerante pode escapar, e, neste caso, o equipamento perde o poder de refrigeração.
Também deve-se ter extremo cuidado para que o gás não entre em contato com os olhos, rosto ou pele. Caso isso aconteça, o gás irá provocar queimaduras na região. A troca do gás refrigerante deve ser efetuada apenas por especialistas treinados.
O compressor
O compressor é o coração do sistema de refrigeração. Ele é responsável por comprimir o vapor do refrigerante e bombeia-lo para o condensador. É raro haver quebra do compressor. Caso isso aconteça, é necessário substitui-lo por um novo.
O condensador
Ele é responsável por passar os gases do estado gasosos para o líquido, o que gera resfriamento da temperatura.
O evaporador
O evaporador é a área que absorve o calor do armário e o seu conteúdo. O gás refrigerante entra no evaporador como um líquido e absorve o calor, retornando ao estado gasoso. O vapor flui para dentro do condensador sob uma alta pressão do compressor, reiniciando o ciclo.
O termostato
O termostato é um dispositivo responsável por detectar as alterações de temperatura. Conforme a temperatura detectada, ele ativa ou desativa a atividade elétrica e mecânica do aparelho, possibilitando assim a manutenção da temperatura ideal.
Como garantir a segurança elétrica do equipamento
Fios elétricos expostos são o perigo mais grave para os utilizadores do equipamento de refrigeração, especialmente quando o equipamento está mais velho ou foi movido para um local diferente.
Existe também um grave perigo depois que é feito reparo nestes aparelhos, caso o eletricista não tenha assegurado o isolamento dos cabos ou não tenha feita a correta instalação do fio terra.
Choques elétricos podem ser fatais. É, portanto, essencial o equipamento seja verificado periodicamente, afim de conferir se há fios expostos, se o fio terra está instalado corretamente etc. O ideal é que esta verificação seja feita por um profissional qualificado, até mesmo porque ele já poderá fazer os reparos adequados durante a verificação.
Cuidados com os equipamentos para armazenamento e refrigeração
A segurança dos equipamentos para armazenamento e refrigeração e armazenamento do sangue irá depender de sua localização e dos cuidados que recebe, especialmente durante o transporte e instalação. Deve-se sempre garantir que o equipamento é manuseado de forma segura. A perda de calor do equipamento de refrigeração e a vida útil do equipamento pode ser afetada caso a temperatura ambiente da sala seja muito alta.
Temperaturas ambientes altas, ou ainda, caso o aparelho esteja alocado em um local em que a luz solar incide diretamente, acarretará em uma maior atividade dos compressores para manter a temperatura ideal do aparelho, o que pode diminuir a vida útil dele. Portanto, o ideal é manter a temperatura ambiente baixa, e ainda evitar que o aparelho fique em local que receba luz solar.
Fonte de Pesquisa: Organização Mundial de Saúde (em inglês)
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!